Aperreável nº10
2024 – Perfomance
Houve um tempo que se dizia que ao tirar uma foto de alguém poderia se retirar a imagem e alma desta pessoa. Pensa-se que um artista é um exibicionista, por perceber que ele não teria problema com sua imagem. Ao se posicionar frente a câmera, para capturar a imagem de um artista, se pergunta: será que poderíamos roubar sua alma?
A fotoperformance permite que consigamos performar e ao mesmo tempo capturar o gesto feito e imprimimos este no tempo. Na performance Aperreável n°10, o artista Arthur Scovino explora as questões do auto-boicote e do fracasso em se pensar e produzir arte. Na arte, a exploração da imagem dos artistas tangencia os meios de produção e subjetiva os artistas.
Ao fazermos esta performance juntos, abrimos um caminho de cumplicidade e troca com a formação e criação de redes entre artistas. A questão da fotografia como performance é a ação que se retroalimenta, pois, ao deixar resíduo no espaço e no tempo, o próprio performer é o capturador da sua imagem. Assim, a câmera é o olho e dá a dimensão de seu próprio corpo, a ação que retorna a ela mesma.
Dois performers juntos, Arthur lida com seus fracassos e Tatiana Duarte lida com a frieza de estar com o olho-ação, e juntos capturam os acontecimentos. Nesta performance, fazem inter-locus-ação (entre o espaço da ação): diálogo entre o que se passa em um espaço de performance. Temos o discurso e o espaço por onde se revela as matérias (roupa, espuma, fotografia e banco) e por elas passam os afetos e desejos.
A performance tem suas múltiplas camadas de discursos e simultaneamente vem em superposição para fazer a inter-locus-ação, colocando o discurso no próprio espaço de maneira registrada. A performance pode ser o registro da própria performance.
Ficando o resíduo da performance como um rastro de caminhos, os artistas entregam ao espaço da exposição um pouco de si para que outros olhares desejantes (que também nos olham e são olhados) durem e permaneçam no tempo de entrega nestas zonas de acontecimentos. Lidando com o fracasso de suas exigências e entregas que fizeram ao longo do tempo, estes se posicionam e criam um outro entre os cliques da câmera instantânea.